Conheça mais sobre essa estratégia e entenda a importância dela na sua empresa
O endomarketing ou cultura de marketing interno, é um conjunto de ações que visa desenvolver um ambiente de trabalho saudável para os colaboradores. Assim, é possível realizar o desejo de todos os gestores, contar com funcionários engajados e comprometidos com o crescimento da empresa.
Porém, na prática, essa não é uma tarefa tão simples, pois liderar as equipes é um desafio constante, que muitos não conseguem enfrentar. Dessa forma, isso pode acarretar no aumento de turnover, que é a rotatividade de funcionários.
O que é turnover?
Turnover é a taxa que representa a rotatividade de funcionários em uma empresa, medindo quantos colaboradores deixam a organização durante um período específico. Assim, é possível determinar se este número é saudável ou se está indicando algum problema, como má administração, falta de infraestrutura, remuneração abaixo da média, motivação profissional e muito mais.
Dessa forma, os impactos podem ser sentidos diretamente na produtividade, na satisfação dos colaboradores e no lucro do negócio. Por isso, uma boa estratégia de endomarketing te permite enxergar o cenário completo para evitar problemas com isso e engajar os colaboradores em busca de resultados melhores.
O que é endomarketing?
Diretamente voltado para ações internas da empresa, o endomarketing ou marketing interno, teve o termo utilizado pela primeira vez no Brasil em 1975, por Saul Bekin. Na época, foi pioneiro no assunto por ser gerente da empresa Johnson & Johnson, percebendo que era necessário desenvolver uma integração melhor entre o seu time.
Assim, essa estratégia passou a ser adotada por diversas empresas, visando criar uma comunicação mais efetiva. Dessa forma, é possível melhorar a imagem da empresa para os colaboradores e ter como resultado uma equipe mais motivada e engajada com o seu planejamento e valores.
Investir neste tipo de estratégia significa que você realmente se importa com a satisfação dos seus colaboradores. Isso reflete diretamente em como eles vão falar para outras pessoas sobre as vantagens e benefícios da empresa, fazendo com que outras pessoas tenham uma percepção diferente do seu negócio, enxergando ela de maneira mais humana e carismática. Desenvolvendo empatia pelo negócio e tornando-o mais atrativo para o público.
Exemplos de estratégias de endomarketing
Primeiramente, ao pensar em estratégias de endomarketing, é necessário colocar em pauta tudo que pode beneficiar os colaboradores. Afinal, o principal objetivo é fazer com que eles se sintam parte da empresa, e para isso você pode utilizar:
Treinamentos e capacitações
O investimento constante no desenvolvimento dos colaboradores também é uma maneira de mostrar que você se importa com a carreira deles. Os treinamentos e capacitações podem ser internos, promovidos pela empresa ou por outros funcionários, ou até mesmo capacitações em outras instituições financiadas pelo seu negócio.
Melhorias na comunicação interna
A maneira como você se comunica com os colaboradores precisa sempre ser clara, para a compreensão ser fácil e tudo ser explicado. Quanto mais transparência você usar neste processo, mais o seu time sentirá que pertence aquele local.
Eventos corporativos voltados aos colaboradores
Acredite, para o desenvolvimento da equipe, ter sinergia no ambiente de trabalho, os eventos voltados aos colaboradores são muito importantes. Seja para um momento de descontração ou para treinamentos sobre determinados assuntos, um evento mais leve e descontraído pode ser a chave.
Valorização dos colaboradores
Seja individual ou coletivo, reconhecer o trabalho da sua equipe é fundamental.Portanto, é possível realizar feedbacks para exaltar os pontos positivos e apontar o que precisa de melhoria. Parabenizar bons resultados para toda a equipe também faz com que os colaboradores se sintam valorizados.
Incentivos à troca de experiências e diálogos
Sempre existe algo novo que pode ser aprendido, e os seus funcionários podem trocar essas experiências entre si. Em uma boa gestão de comunicação interna, a troca de experiências e diálogos também é a chave para o desenvolvimento dos times.
Benefícios do endomarketing nas empresas
Além de fortalecer a imagem da empresa para os colaboradores, as estratégias de endomarketing também trazem muitos outros benefícios para o negócio. Confira alguns deles.
1 — Engajamento e motivação
Com uma estratégia bem desenvolvida, é possível aumentar o grau de compromisso e lealdade de todo seu time, tendo impactos positivos em todas as áreas. Com colaboradores mais motivados, eles trarão mais ideias de melhorias conscientes dos desafios diários da empresa.
2 — Impacta diretamente o clima organizacional
Criar um ambiente saudável para os colaboradores se sentirem à vontade e valorizados com ações relevantes, te ajuda a impactar de maneira positiva todo o clima organizacional. Assim, é possível aumentar o nível de satisfação e contribuir para um ambiente mais leve, fidelizando os colaboradores a sua marca.
3 — Menor rotatividade de colaboradores
Ligado diretamente com o endomarketing e a motivação dos colaboradores, uma boa estratégia também diminui a rotatividade de funcionários. Ao perceber que está inserido em um local que preza pela qualidade e bem-estar da pessoa, poucos sentem a necessidade de sair da empresa, pois isso vai além de salário.
4 — Aumento de produtividade
Também é possível observar o importante aumento de produtividade da equipe enquanto aplica as estratégias de endomarketing. Isso acontece porque o profissional, ao se sentir valorizado, tende a ficar mais motivado para desempenhar suas funções. Assim, é possível ganhar em produção, reduzir custos e aumentar os lucros.
Como implantar o endomarketing no meu negócio?
Um bom planejamento de endomarketing passa por seguir alguns passos básicos e colocá-los em prática. Para isso, além de uma equipe altamente qualificada, é preciso contar com estratégias específicas para conseguir resultados realmente significativos.
Dessa forma, uma das opções é contar com as ferramentas de comunicação interna, que são ótimas opções para conseguir bons resultados. Entretanto, apenas o uso delas não basta, é necessário contar com uma equipe que possa te oferecer o suporte necessário para realmente traçar metas verdadeiras e alcançá-las, assim como a New Mind.
Com mais de 20 anos de experiência, contamos com uma equipe altamente qualificada para ajudar o seu negócio a se desenvolver. Uma estratégia de endomarketing eficiente passa pela dedicação de um time comprometido, assim como o nosso. Entre em contato conosco clicando aqui e solicite um orçamento, juntos podemos fazer sentido e encarar esses desafios.