Ferramentas de comunicação interna: como planejar conteúdo?

Entenda mais sobre a importância de investir em ações internas e como engajar sua equipe

A comunicação interna de uma empresa é um fator crucial para agregar valor à imagem e conquistar retornos positivos no negócio. Para isso, o Marketing de Conteúdo é uma ferramenta extremamente útil para potencializar a comunicação interna e o engajamento dos colaboradores com a sua empresa.

Dessa forma, é possível transformar todo o ambiente de trabalho com o que chamamos de Endomarketing, ou Marketing Interno. Com essa estratégia, é possível informar e gerar motivação nas equipes com conteúdos alinhados diretamente às atividades diárias e o propósito do negócio. Isso visando cativar os profissionais e torná-los verdadeiros defensores da sua marca.

O que é comunicação interna?

A comunicação interna consiste em inúmeras ações elaboradas para compartilhar informações estratégicas em um local de trabalho. Assim, é possível segmentar as suas ações, direcionando-as para oferecer feedbacks e trazer informações relevantes para a rotina dos colaboradores. Também é possível oferecer amplas possibilidades, como reforçar os valores, missão, visão de negócio e os principais objetivos estratégicos da empresa.

Portanto, a comunicação interna é parte fundamental para a integração de colaboradores em uma boa cultura organizacional. Com isso, é possível estabelecer um alinhamento contínuo dos propósitos da organização, internalizando condutas, causas e o discurso da empresa com propriedade, além de reforçar a cultura corporativa.

O que é cultura corporativa?

Primeiramente, é necessário compreender que a cultura corporativa consiste no desenvolvimento de comportamentos no ambiente de trabalho. Assim, é trabalhado um conjunto de valores, normas, regras de convivência e outros princípios aplicados a rotina dos colaboradores dentro de uma empresa.

Entretanto, por ser um conceito bem amplo, vai além da personalidade de cada negócio. Isso afeta diretamente a imagem da organização no mercado, impactando como os colaboradores, clientes, parceiros e concorrentes enxergam o seu negócio.

Então, podemos dizer que a cultura corporativa se se trata de um panorama criado em ambiente social e psicológico do local. Dessa forma, podemos perceber a essência do negócio e identificar o comportamento dos colaboradores pela cultura da empresa, mesmo que as normas sejam implícitas.

Para isso, é necessário colocar em ação planos de comunicação interna e utilizar ferramentas que auxiliem a reforçar os seus valores e a criar uma cultura corporativa que se encaixe nos ideais da empresa.

Quais ferramentas de comunicação interna posso utilizar?

Se os canais de comunicação interna possuem parte fundamental no planejamento de um negócio, é preciso conhecer quais ferramentas você pode utilizar. Portanto, conhecer quais são as melhores faz uma grande diferença na hora de definir a sua linguagem para uma boa comunicação e como elas se encaixam em sua estratégia.

Nos últimos anos, enfrentamos inúmeras mudanças no mercado e a tecnologia avançou muito, o que resultou em soluções práticas e rápidas, principalmente na comunicação interna, já que muitos colaboradores adotaram o home office ou o modelo de trabalho híbrido.

Por isso, na hora de escolher uma ferramenta de comunicação interna é necessário analisar o seu público também. Ou seja, é preciso compreender o que faz mais sentido para os colaboradores e quais trarão melhores resultados. Conheça algumas delas.

Rede social corporativa

Esse é um modelo inovador que tem conquistado gestores de diversas áreas, crescendo e tomando o espaço que antes era da popular intranet. Com uma rede social corporativa é possível otimizar a comunicação interna, integrando muitas pessoas e estimulando a troca de experiências no ambiente de trabalho.

Dessa forma, é possível atrair ainda mais os colaboradores, pois, nesse modelo, temos muita similaridade com as redes sociais utilizadas no cotidiano. A proximidade com os usuários oferece vantagens, como a colaboração de toda a equipe, segurança, escalabilidade e preços acessíveis.

Essa ferramenta também precisa de uma ativação e uma estratégia de conteúdo para gerar o interesse, engajamento e interação dos colaboradores. Para conhecer um pouco mais sobre esse assunto, clique aqui e confira o vídeo feito pelo Rodney Ribeiro, sócio-fundador aqui da New Mind. 

E-mail e newsletter corporativa

Talvez um dos modelos de comunicação interna mais antigos que temos, o e-mail ainda é muito eficiente, ainda mais quando o utilizamos junto com a newsletter. Com eles, é possível agendar reuniões, avisar as equipes sobre os imprevistos, e até criar um cronograma diário ou semanal de novidades da empresa.

Isso porque a comunicação também deve ser uma fonte de aprendizagem, utilizada como ferramentas educativas que auxiliam na rotina dos colaboradores. Assim, além de enviar informações por e-mail, é possível criar a newsletter, uma espécie de revista digital ou física da empresa, que pode trazer informações úteis, cronograma de atividades e outros aspectos da organização. 

Displays corporativos

A comunicação visual também faz parte de uma boa comunicação interna. E ela pode ser com um canal de TV, com telas digitais e exclusiva para os colaboradores. Os displays corporativos ou murais digitais, são uma grande tendência no novo momento da comunicação interna.

Com ele, é possível realizar campanhas internas, comunicados, projetos voltados para a saúde, bem-estar e segurança. Além disso, também oferece interação dos funcionários, notícias sobre o mundo ou o setor e a empresa, divulgação de palestras, eventos e cursos, fortalece os valores e reforça os resultados institucionais.

Entretanto, essas ferramentas apresentadas não são as únicas que o seu negócio pode utilizar para uma comunicação eficiente. Existem inúmeras maneiras de melhorar o seu endomarketing e fidelizar ainda mais os seus colaboradores.

Ações de endomarketing para utilizar no seu negócio

A comunicação interna e o marketing de uma empresa andam juntos, assim surgiu o endomarketing. Essa estratégia visa fortalecer a cultura organizacional de um negócio e o engajamento dos colaboradores, planejando ações para atingir esses objetivos.

Dessa forma, é possível dar mais significado às tarefas diárias, fazendo com que os funcionários entendam suas funções e ajudem a empresa a atingir os seus objetivos, criando o sentimento de pertencimento àquele ambiente. Equipes engajadas, segundo estudos do Instituto de Pesquisa Gallup, em 2020, vendem 20% mais, são 17% mais produtivos e apresentam 40% menos de absenteísmo.


Como engajar os funcionários com a empresa

Parte de um bom planejamento de comunicação interna e endomarketing é criar ações voltadas para o colaborador, visando impactar a vida deles, transformar o comportamento e fidelizar os profissionais à sua marca. Sendo assim, mantê-los sempre motivados é uma tarefa desafiadora, mas existem algumas dicas. Por exemplo:

Compartilhe histórias cativantes

Construir narrativas atraentes e motivadoras para contar fatos sobre o desenvolvimento do negócio, crescimento profissional e desenvolvimento de quem já tem um certo tempo de casa é uma dica. É possível usar algumas estratégias e gatilhos para inspirar outras pessoas e as motivadas a seguir esse caminho.

Ofereça e receba feedbacks

A cultura de feedback é algo fundamental para que os colaboradores consigam enxergar seus pontos fortes e fracos. Assim, eles permitem alinhar as funções, acertar o que é preciso e entender se eles realmente estão no caminho certo para alcançar seus objetivos dentro da empresa. Além disso, saber ouvir também o que o seu time tem a dizer é uma maneira de evoluir como gestor e como pessoa.

Valorize os seus profissionais

Todo mundo quer se sentir valorizado no trabalho, não é mesmo? Então ofereça isso aos seus colaboradores quando executarem atividades com qualidade. Nem sempre o reconhecimento que o profissional espera é o financeiro. Por exemplo, é possível compartilhar cases de sucesso com a equipe e dar os créditos aos responsáveis, assim eles vão sentir que suas atividades estão potencializando e trazendo resultados para a empresa.

Fomente a capacitação dos times

O investimento constante em treinamentos é uma das principais maneiras de fortalecer vínculos entre profissionais e empregadores. A capacitação oferecida mostra que a empresa se preocupa com o desenvolvimento do time a longo prazo também.

Utilize as ferramentas de comunicação interna

Se a comunicação interna serve para valorizar a empresa, por que não usar isso para reconhecer os seus profissionais? E-mail marketing, newsletter ou elogios personalizados na rede social interna para destacar grandes feitos são ótimas maneiras de mostrar aos colaboradores que você valoriza a iniciativa e o desempenho deles.

Como ter uma boa comunicação interna?

Para possuir uma boa comunicação interna, contar com uma agência de comunicação é a melhor opção. Entretanto, é necessário mais do que escolher qualquer lugar para te ajudar, é importante ter uma empresa que faça realmente sentido, que esteja alinhada com os seus objetivos e te ajude a crescer.

É preciso ser capaz de entender uma simples necessidade do seu negócio ou até mesmo campanhas complexas. Para isso, você pode contar com a New Mind. Desde 2002 no mercado, somos a primeira agência a conquistar o selo GPTW (Great Place To Work) do ABC, em 2018, e em 2022/2023, atingimos o score de 93 pontos. Também fomos eleita uma das melhores agências para se trabalhar pelo ABCCOM e ouro em boas práticas de gestão. Além disso, também conquistamos o Prêmio Operand com case de gestão.

Sabemos que uma comunicação eficiente passa pela dedicação que colocamos em cada ação sonhada pelos nossos clientes. Solicite uma proposta e venha fazer sentido conosco.