Como construir uma presença autêntica nas redes sociais

Você teve uma ideia para um produto incrível, que vai mudar a vida das pessoas. Mas depois de meses gastando com anúncios e postando incansavelmente nas redes sociais, você ainda não tem os resultados que esperava e culpa o algoritmo por travar seu perfil. 

Soa familiar? 

Esse é o discurso de muitos cursos que prometem um grande número de seguidores em pouco tempo e garantem driblar ou até mesmo superar a barreira do temido algoritmo. Mas a verdade é que o problema pode estar fora da plataforma, O erro pode estar na construção da marca, uma vez que imitar mais do mesmo, não conecta com as pessoas. 

Se você está pronto para dominar o mundo digital e criar uma marca autêntica que faça a diferença nas redes sociais e gere resultados, este é o lugar certo! Vamos te ajudar a pensar em como trazer mais personalidade para sua marca e aprender como posicioná-las de maneira eficaz para obter resultados extraordinários. Bora? Então vamos começar do início:

O que são marcas de personalidade?

Antes de entrarmos nos detalhes, vamos esclarecer o que exatamente são marcas de personalidade. Elas são mais do que simples logotipos, paleta de cores e slogans; são a essência da sua empresa, refletindo seus valores, crenças e a forma única como você se conecta com as pessoas. 

Em outras palavras, a personalidade da sua marca tem que ser um reflexo da sua própria, já que você é quem vai usar seus valores pessoais para administrar o negócio. Essa personalidade é o que diferencia sua marca das demais e cativa seus seguidores.

Construindo uma marca autêntica

Para construir uma marca autêntica, comece identificando o que torna sua empresa, e em consequência você, especial. Pergunte-se: Quais são nossos valores? Qual é o nosso propósito em existir? Qual missão queremos cumprir? Como queremos que nosso público se sinta quando interage conosco? 

Essas respostas formarão a base da sua personalidade de marca e a chave para construir a missão, visão e valores da empresa e TODO negócio tem que ter um. Quer ver um exemplo? 

Vamos imaginar uma loja que vende velas perfumadas na sua cidade. Como se trata de um produto simples, você até pode pensar que eles não precisam pensar em um propósito de existir, afinal eles estão apenas fazendo velas. 

Mas quando você pensa afundo sobre o tema e coloca um propósito na estratégia da marca e agrega valor ao seu produto, uma loja de velas pode ser muito mais do que varejista, ela pode “inspirar, conectar e elevar as pessoas através das fragrâncias”, como a marca Jo Malone, que cobra entre R$250 e R$4 mil reais por item. 

meme redes sociais


Seja autêntico e honesto em suas interações

As pessoas valorizam a transparência e a sinceridade, então mostre o rosto real da sua empresa e conte sua história de forma envolvente. Não tenha medo de ser único e original, é isso que atrai o público certo para sua marca.

Mas como fazer isso? Conte para as pessoas suas motivações, suas dificuldades com o negócio. Mostre sua paixão pelo que você faz e seu dia a dia. Não se preocupe com os comentários maldosos ou com o algoritmo nesse primeiro momento. 

Pense no seguinte: seus primeiros clientes provavelmente foram seus parentes e amigos e eles não experimentaram o produto por saberem que iriam gostar, eles compram porque confiaram em você. Então mostre ao mundo quem você é espalhe essa confiança para outras pessoas. 

Conte sua história e bloqueie qualquer um que for hostil com você, afinal essa pessoa nunca iria se tornar um cliente se não gostou do que você tem a dizer. As pessoas certas vão se conectar com o que você está dizendo e além de clientes, se tornarão fãs. 

Posicionando sua marca nas redes sociais

Agora que sua marca tem uma personalidade autêntica, é hora de conquistar as redes sociais. Veja algumas dicas para posicionar sua marca de forma eficaz.

Falando em resultados…

Uma parte essencial do gerenciamento de marca nas redes sociais é acompanhar e medir os resultados. Utilize métricas como o alcance, o engajamento e as conversões para entender o que está funcionando e o que precisa ser ajustado. Use ferramentas analíticas para obter informações valiosas sobre o comportamento do seu público.

Lembre-se: nem tudo se resume a um grande número de seguidores e muitos likes. Você pode ter um milhão de seguidores e não vender nada, assim como ter 300 seguidores e fazer uma venda por dia. Concentre-se em criar conexões e relacionamentos para crescer o seu negócio mais do que o seu perfil. 

Viu, só? Construir e posicionar uma marca de personalidade autêntica nas redes sociais é um processo que exige consistência, autenticidade e autoconhecimento. Lembre-se de que cada interação conta, e o poder das redes sociais é enorme para fortalecer a presença da sua marca e impulsionar resultados significativos.

Então é hora de brilhar nas redes sociais! Implemente essas dicas e colha os frutos de uma marca forte, envolvente e repleta de seguidores apaixonados.

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