Briefing x Processo Criativo: entenda a conexão entre essas importantes etapas

A assertividade no trabalho em equipe não precisa ser um desafio; saiba como o briefing pode guiar o processo criativo

Para atingir os melhores resultados com o trabalho em equipe é preciso saber por onde começar e a construção de um bom briefing é um dos primeiros e mais importantes passos para um processo criativo assertivo e inspirador. 

A correria do dia a dia pode fazer com que algumas coisas passem batido. Entretanto, você já parou para pensar no real efeito que isso pode causar quando falamos de eventos, campanhas ou até mesmo de peças publicitárias? 

O compartilhamento de demandas e de informações é um dos momentos mais preciosos de um job. Afinal, é nessa hora que se estabelece o ponto de partida de qualquer criação: o briefing. Mas, afinal, o que é o briefing?

O briefing é um documento que contém informações sobre o projeto que será desenvolvido. Ou seja, inclui detalhes sobre o produto ou serviço, o público-alvo, os objetivos da campanha, a mensagem que se deseja transmitir, a linguagem e os valores da marca, entre outros pontos relevantes.

Até aqui já deu para perceber que sem o cuidado e a atenção devidos, esse documento não faz milagre, não é mesmo? Então vamos entender qual é a importância desse primeiro passo.


Qual é a importância de um bom briefing?

Um briefing completo e coerente é o principal ingrediente para uma receita de sucesso. Isso porque, quando dispõe de todas as informações relevantes, ele é o guia que vai orientar a equipe criativa em relação às expectativas e objetivos a serem atingidos para obter um resultado mais assertivo. 

Sendo assim, tudo o que parte dessa comunicação inicial definirá o entendimento de cada profissional envolvido e o caminho pelo qual as ideias se desdobrarão. Um bom briefing não só evita a má compreensão e a ineficiência na criação por retrabalho, como também aumenta a satisfação e a sinergia entre as equipes.

Além disso, ele permite uma comparação minuciosa entre os resultados obtidos com os objetivos definidos no início do projeto. Assim, é possível identificar pontos de melhoria e aprimorar futuras entregas. 

Mas quais são os efeitos disso na prática? 

Benefícios da produção de um bom briefing 

Otimiza os gastos 
Se tempo é dinheiro, economizar tempo significa reduzir os gastos. E para ninguém jogar dinheiro fora, o direcionamento dos briefings é um ótimo aliado. Afinal, quando se indica desde o início qual é o caminho certo a ser seguido, as chances de obter um resultado assertivo são mais altas, pois o time gasta menos tempo com ideias irrelevantes ou ineficazes. 

Trabalha a coletividade 
Seja por falta de atenção ou informação adequada, a necessidade de refação dos trabalhos pode gerar pequenos desgastes ou sobrecargas mentais. O alinhamento de expectativas aumenta a sinergia entre os envolvidos e reduz as chances de mal-entendidos, inspirando a criatividade, o bem-estar e as boas relações no ambiente de trabalho. 

Eficiência nos prazos
Quem nunca precisou correr para entregar uma demanda urgente? Sobretudo nesses momentos, um bom briefing pode salvar o dia. Ao compartilhar informações completas e valiosas, a equipe têm mais clareza, assertividade e eficiência nas escolhas criativas, contribuindo com um bom resultado até mesmo em prazos apertados. 

Impulsiona os resultados 
Seja ao utilizar uma ferramenta ou ao iniciar um novo projeto, sem saber o que se espera alcançar, não é possível avaliar se os resultados foram satisfatórios. O briefing é também uma forma de quem demanda conseguir descrever as necessidades e expectativas, para, posteriormente, poder comparar os resultados e saber como tirar o melhor de cada job.

Melhora a credibilidade
A comunicação é uma habilidade valiosíssima e um briefing bem elaborado é sinal de que você sabe como transmitir uma mensagem de maneira efetiva. Além de demonstrar o seu profissionalismo e comprometimento com o projeto, saber compartilhar informações precisas e relevantes também aumenta a sua credibilidade e a confiança da equipe em você.

Destrava a criatividade

Você já deve ter ouvido falar que duas cabeças pensam melhor que uma, certo? Isso é um fato. Quando se trabalha em equipe é mais fácil pensar em diferentes jeitos de atender a uma única necessidade. Um bom briefing ajuda a entender o problema a fundo e a destravar a criatividade para construir soluções inovadoras.


Como fazer um briefing assertivo?

Agora que você já entendeu melhor a importância e os benefícios de se dedicar à produção de um bom briefing, deve estar se perguntando quais são as informações mais relevantes para buscar e compartilhar nesta primeira etapa do processo criativo.

O primeiro passo, com toda certeza, é entender o principal objetivo do projeto. A partir disso será possível coletar as informações pertinentes, seja para desenvolver a estratégia, o conceito ou as peças para a comunicação. E isso vale tanto para campanhas ou eventos para o público interno de uma empresa, quanto para o público externo. 

Sendo assim, podemos dizer que um bom briefing nasce da clareza de ideias. Ou seja, é uma relação de troca entre entender as necessidades e metas, encontrar a solução criativa mais alinhada à mensagem que deseja ser transmitida e executar essa ação da melhor maneira possível. 

Como ter um processo de briefing mais estruturado?

Para que esse processo seja melhor estruturado, tranquilo e assertivo, é importante aprender com quem entende do assunto. Em abril de 2023, a New Mind inaugurou a primeira turma da imersão “Grandes Briefings, Grandes Ideias”. Esse é um treinamento completo e exclusivo, que te explica com dicas e ferramentas porque os briefings de qualidade fazem a diferença no processo criativo e nos resultados de um projeto.

A especialista em Comunicação Interna, Érika Messetti, declarou que a imersão a ajudou a entender como se preparar para apoiar diferentes equipes. “Eu comecei a pensar não só em como apresentar as nossas ideias e necessidades para a agência, mas também em como a gente pode apoiar as nossas áreas-clientes a apresentarem as ideias para nós”, afirmou Érika.  

Em mais de 20 anos de experiência, o processo de briefing da New Mind foi refinado e aperfeiçoado com base nas mais de 4 mil campanhas e materiais desenvolvidos. Tudo isso resultou em um modelo preciso e facilmente adaptável para potencializar diferentes iniciativas de uma empresa. 

Toda essa expertise que adquirimos ao longo dos anos pode fazer parte e ajudar a sua rotina de trabalho. Acompanhe as nossas redes sociais e não perca a oportunidade de participar da nossa próxima turma da imersão Grandes Briefings, Grandes Ideias.

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