4 impactos da comunicação interna no ambiente profissional

Entenda mais sobre como funciona essa estratégia e como ela pode mudar o seu negócio de maneira positiva

As estratégias de comunicação interna tornaram-se indispensáveis para o sucesso dos negócios. Independente do mercado de atuação, possuir uma relação com os colaboradores e deixá-los alinhados com a cultura da empresa é um grande diferencial de valor para as operações do cotidiano e para um plano de médio e longo prazo.

Assim, é possível engajar os times e utilizar essa estratégia como uma ferramenta de gestão muito importante. Embora possua muitos benefícios, ainda existem diversas empresas que não sabem como mensurar essa estratégia e, para isso, é fundamental contar com uma parceria que possa te oferecer o suporte necessário, como a New Mind Comunicação.

O que é a estratégia de comunicação interna?

Quando abordamos o assunto marketing, certamente a primeira coisa que vem a cabeça são ações para o público externo, como os clientes, correto? Entretanto, o público interno também precisa fazer parte do seu planejamento e, ao esquecer deles, as empresas podem ter um grande problema, pois são os colaboradores que fazem o negócio funcionar.

Dessa forma, possuir uma boa comunicação com eles é parte fundamental de uma estratégia para alcançar os resultados esperados. Afinal, funcionários desmotivados e desinformados, dificilmente serão produtivos. Assim, as estratégias de comunicação interna visando transmitir e compartilhar informações relevantes do ambiente de trabalho se mostra como um grande diferencial.

O principal objetivo dela é manter todos no ambiente organizacional alinhados e engajados, através de relacionamentos sustentáveis, diretos e transparentes. Isso permite que a propagação da visão, valores e missão da empresa sejam feitos de maneira natural, inserindo os times na sua cultura.

Quais os impactos da comunicação interna no ambiente profissional?

Até mesmo quem não possui experiência sabe o quanto a falha na comunicação é prejudicial em diversas áreas da vida, ainda mais quando falamos de negócios. Sendo assim, manter uma comunicação interna efetiva e de qualidade pode impactar de diversas maneiras diferentes o ambiente, os colaboradores e os resultados do negócio.

Com isso, podemos listar diretamente os impactos da comunicação interna no ambiente de trabalho. Por exemplo:

1 — Aumenta a produtividade

Segundo estudos realizados pela Universidade de Warwick, um colaborador engajado e feliz pode produzir até 12% mais. Em contrapartida, a pesquisa “Communication barriers in the modern Workplace”, do The Economist, ressalta que uma má comunicação com os colaboradores pode aumentar o estresse em 52%, atrasar ou falhar em projetos em 44%, baixar o moral do colaborador em 31% e muito mais.

2 — Reduz a taxa de rotatividade de colaboradores

Uma das principais dores de cabeças para todos os gestores é a rotatividade de funcionários. Além do tempo utilizado para treinar, capacitar e ensinar um colaborador, uma determinada função também impacta a produtividade e o orçamento, pois também é uma tarefa que inclui gastos adicionais. Com profissionais motivados e uma comunicação interna de qualidade, os profissionais tendem a ter ambientes mais entrosados, se sentindo mais satisfeitos em pertencer à empresa. 

Assim, também é possível diminuir a taxa de turnover da empresa, métrica utilizada para descrever a rotatividade de colaboradores. Ou seja, qual a frequência de entrada e saída de funcionários em um determinado período. Esse é um indicador importante, pois demostra a fidelidade dos colaboradores, visão de crescimento profissional e como seu negócio gerencia carreiras e pessoas.

3 — Melhora a tomada de decisões

Com uma comunicação mais efetiva, é possível avaliar o ambiente interno e ouvir os colaboradores, tomando decisões mais acertadas. Assim, quando todos os envolvidos são consultados e suas opiniões consideradas, os resultados obtidos são melhores e os conflitos no ambiente de trabalho são reduzidos.

4 — Melhoria na qualidade do trabalho

Com o acesso às informações necessárias para realizar as tarefas de maneira eficaz, os colaboradores tendem a se sentir parte da empresa. Dessa forma, a qualidade do trabalho e do ambiente melhoram, deixando o seu time mais motivado e engajado com o trabalho e as ações da empresa.

Como contar com uma comunicação interna eficiente?

Para ter os melhores resultados em uma comunicação interna e eficiente, é necessário contar com uma empresa especializada para te ajudar nessa missão. Desde 2002, a New Mind oferece criatividade e serviços de excelência no mercado para ajudar a sua comunicação a fazer sentido.

Com profissionais altamente capacitados, visamos criar um mundo onde a comunicação tenha o seu melhor sentido: aproximar as pessoas. Desenvolvemos ações e te ajudamos a alcançar resultados reais dentro de uma estratégia que contemple as suas necessidades.

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