Diversidade na comunicação interna: você sabe como abordar?

Entenda como a diversidade na comunicação interna pode alavancar a cultura e os resultados do seu negócio com um bom clima organizacional e desenvolvimento coletivo

diversidade na comunicação interna

Há quem diga que as empresas não devem se envolver com causas sociais, no entanto, ter como pilar da cultura corporativa o fomento ao respeito e à inclusão é valorizar a singularidade dos colaboradores. E promover esse valor na comunicação interna é uma excelente maneira de ser reconhecida como marca empregadora e atrair talentos. 

Diante do atual cenário, a diversidade deixou de ser uma pauta a ser trabalhada apenas para gerar identificação entre os clientes. Isso significa que, cada vez mais, profissionais dos mais variados setores estão buscando oportunidades em empresas que se comprometem em oferecer um ambiente de trabalho acolhedor e plural. 

Por isso, saber como trabalhar com esse assunto no endomarketing passou a ser uma necessidade. Mas não se engane, a diversidade na cultura corporativa vai muito além de fazer com que o público se sinta representado em determinados espaços. 

Vamos entender um pouco mais sobre as estratégias e benefícios da diversidade para a comunicação interna e o employer branding das empresas? Confira!

Como abordar a diversidade na comunicação interna?

Embora a diversidade ofereça benefícios para pessoas e empresas, sua implementação pode enfrentar

diversidade na comunicação interna

alguns desafios. Alguns obstáculos comuns são viés inconsciente, resistência à mudança e falta de representatividade em cargos de liderança.

Para integrar todos os colaboradores no mesmo entendimento de respeito e acolhimento à diversidade, é preciso se comprometer com iniciativas que incentivam ou promovam a aprendizagem. Isso potencializa o employer branding e o sucesso organizacional.

Em vista disso, diferentes estratégias podem ser adotadas para introduzir o assunto na comunicação interna. Confira seis exemplos de ações do endomarketing que podem ajudar equipes a serem mais assertivas durante esse processo.

6 ações do endomarketing para a diversidade 

  1. Conheça o seu público
    Uma das primeiras iniciativas a serem tomadas para falar de diversidade é entender o seu público. Sendo assim, promover uma pesquisa de satisfação é um bom jeito de extrair dados demográficos dos funcionários e analisar a participação de grupos minorizados da equipe. 
  2. Escolha as datas comemorativas
    Mesmo que o ano possua uma série de datas comemorativas, saber como aproveitá-las é fundamental para ajudar a comunicação das empresas a se conectarem com seus funcionários. Por isso, conheça as principais e escolha as que fazem mais sentido trazer para o calendário organizacional. 
  3. Adapte a linguagem para o seu público
    Uma comunicação eficaz é aquela que passa a mensagem de uma maneira clara. Adaptar a linguagem do conteúdo abordado é fundamental para estimular a empatia e a compreensão sobre o assunto.
  4. Crie uma jornada de aprendizado
    Empresas que estão se alinhando com pautas de inclusão e diversidade precisam começar do zero. Ao abordar os conteúdos, comece dos mais simples e explicativos, como nomenclaturas e datas, e evolua para os mais complexos, como estigmas sociais. Assim você proporciona uma jornada de aprendizado.
  5. Teste diferentes canais de comunicação
    Variar o conteúdo entre diferentes canais de comunicação é uma das maneiras de descobrir o que é mais eficaz. Portanto, ofereça palestras, e-books, vídeos, podcasts, e-mail marketing, posts em plataforma interna, cartilhas, pílulas de conhecimento entre outras ações.
  6. Comitê de diversidade
    Por fim, transforme o aprendizado em ações práticas. Além de incentivar a participação dos colaboradores nas atividades da empresa, a criação de um comitê de diversidade também demonstra o comprometimento da empresa em cuidar das pessoas.

Qual é o impacto da diversidade nas empresas?

Enquanto a falta de incentivo afasta potenciais talentos, agregar a diversidade e a inclusão na cultura valoriza as pessoas e o próprio negócio. Afinal, ambientes inclusivos tendem a ser mais igualitários e fazem com que os profissionais se sintam mais respeitados, acolhidos e queiram estar ali por identificarem oportunidades de crescimento e desenvolvimento.

Além de melhorar o clima organizacional, também promove o enriquecimento cultural, pois pessoas com diferentes gêneros, idades, orientações sexuais e origens étnicas possuem vivências e habilidades diversas, isso viabiliza uma troca recíproca de experiências e impulsiona a aprendizagem de todo o time. 

O intercâmbio de conhecimentos não contribui apenas com o desenvolvimento pessoal, ele também faz a diferença na criatividade, pois quando aprendemos com a experiência do outro, expandimos o nosso entendimento para novos pontos de vista. Ou seja, equipes diversas são mais criativas e têm mais facilidade para resolver problemas de maneira eficaz. 

Como consequência, essa pluralidade de ideias também estimula a capacidade de adaptação às mudanças, permitindo uma tomada de decisão mais informada, completa e assertiva. Sendo assim, promover a diversidade tem se mostrado cada vez mais importante para as organizações e saber como integrar essa pauta é indispensável.


Saiba como promover a diversidade

A diversidade pode ajudar no reconhecimento da empresa como uma marca empregadora, mas apenas se a comunicação interna souber como transmitir a mensagem de maneira honesta e verdadeira. 

Para não cair no discurso vazio e destacar a sua empresa, é importante que a cultura corporativa seja sólida e que os valores e responsabilidades coletivas sejam muito bem trabalhados com toda equipe. 

Por isso, contar com a parceria de uma agência de comunicação especializada, como a New Mind, pode ser o caminho certo para o sucesso. Com uma experiência de mais de 20 anos, temos a expertise que você precisa para aprimorar a relevância e o impacto da sua marca de dentro para fora.