A cultura da empresa está dando certo? Saiba avaliar!

Grupo de pessoas alegres reunidas representando a cultura da empresa

Mensurar a cultura da empresa pode parecer um desafio, mas é uma tarefa essencial para qualquer empresa que queira se destacar no mercado. Afinal, a cultura é o DNA da empresa e ela afeta tudo: desde o clima organizacional até a capacidade de inovar.

Empresas com uma cultura forte e bem alinhada aos seus valores e objetivos tendem a atrair e reter os melhores talentos, além de manter equipes mais engajadas. Por isso, mensurar a efetividade da cultura da sua empresa é o primeiro passo para garantir que ela esteja realmente contribuindo para o sucesso de toda a equipe. Entenda como fazer isso! 

Para avaliar a cultura corporativa, é preciso usar uma combinação de indicadores qualitativos e quantitativos. Isso porque a cultura é um conceito complexo e multifacetado, que não pode ser totalmente capturado por números ou dados isolados.

Indicadores qualitativos e quantitativos da cultura da empresa

Pesquisas de engajamento e satisfação

Essas ferramentas são valiosas para que você entenda como os colaboradores percebem a cultura da empresa. Elas abordam o alinhamento entre os valores pessoais e os da empresa, a satisfação com o ambiente de trabalho e o sentimento de pertencimento. Esses dados te ajudam a identificar se a cultura está sendo bem recebida e possíveis lacunas a serem trabalhadas.

Taxas de retenção e rotatividade

A retenção de talentos é outro termômetro importante. Se você consegue manter seus melhores colaboradores por um longo período, isso é um sinal de que a cultura da empresa está no caminho certo. Mas uma alta rotatividade pode indicar problemas culturais que precisam ser resolvidos. Monitore essas taxas ao longo do tempo para ter uma visão clara de como a cultura impacta o comprometimento e a permanência dos funcionários.

Produtividade e inovação

A produtividade e a capacidade de inovar são reflexos diretos da cultura corporativa. Incentive a colaboração, a autonomia e a criatividade, empresas assim tendem a ser mais produtivas e inovadoras. Além disso, meça a frequência de novas ideias, projetos e a eficiência operacional para obter dados concretos sobre o impacto da cultura na performance da equipe.

Entenda como colocamos a Cultura NM em prática 

O primeiro passo para avaliar a efetividade da cultura da empresa é dar voz a quem todos os dias vivencia e coloca ela em prática. Para isso, você pode investir em pesquisas como a GPTW (Great Place to Work). A New Mind foi a primeira agência do grande ABC a conquistar o selo GPTW, e desde então, temos alcançado ótimos resultados e insights valiosos do que fazer para cuidar da nossa gente.

O segundo passo é escutar o que os colaboradores têm a dizer e melhorar o que for possível. Fortaleça o que está bom e mude o que for preciso. Assim, você criará um ambiente que oferece um espaço aberto e seguro para a escuta, isso valoriza as opiniões e evidencia que todo crescimento se constrói em conjunto. 

Na New Mind, valorizamos o tempo e o bem-estar de quem já é newminder e também o de quem pode um dia se tornar. Estruturamos nossos processos seletivos a partir do respeito pela pessoa candidata. Não enviamos mensagens genéricas de boa sorte: oferecemos devolutivas com feedbacks construtivos para todos os testes.

Humanização nos processos seletivos

Além disso, em parceria com o nosso parceiro, o psicólogo Daniel Teles, contamos com uma etapa de teste comportamental na última fase do processo seletivo. Olha só o que os participantes acham disso tudo:

feedback positivo de processo seletivo
cultura gera bons feedbacks
candidatos valorizam a cultura da empresa
feedback positivo para a cultura da empresa
empresa com boa cultura em processos
cultura da empresa gera boas experiências


Esse cuidado que começa pré-onboarding é valorizado pelas pessoas candidatas e é motivo de orgulho para nós. O envolvimento dos nossos colaboradores é enriquecedor para o desenvolvimento dos newminders e também o de quem participa dos processos. Assim, conseguimos criar conexões importantes já nos primeiros contatos.

Mas a cultura da empresa não para por aí! 

Mensurar a efetividade da cultura da empresa é uma tarefa contínua e requer uma abordagem abrangente. Comece por entender quais das principais ferramentas e métodos de análise são ideais para a sua realidade e como aplicá-las. E mostre na prática o seu objetivo de fortalecer a cultura organizacional para os colaboradores, isso potencializará o diferencial competitivo da sua marca.

Mas lembre-se: para que a cultura da empresa seja eficaz ela não deve apenas refletir os seus valores, você também precisa criar um ambiente onde todos os colaboradores se sintam motivados e inspirados a darem o seu melhor. Portanto, trate a cultura como uma ação contínua, reforce sempre que necessário e reconheça quem colocá-la em prática.

Para fazer isso com maior assertividade, conte sempre com a New Mind. Somos uma agência GPTW, consagrada pelo Prêmio ABCCOM por oferecer o Melhor Programa de Cultura Corporativa, com mais de 20 anos de experiência e que entende os desafios para consolidar uma cultura forte.  

Clique aqui e marque uma conversa para saber como mensurar e evoluir a cultura da sua empresa.