Baixo engajamento: confira 5 motivos

mulher expressando indignação com baixo engajamento

Engajamento é o sonho de muitas (senão, todas) estratégias digitais. Embora ele simbolize a relação que uma marca tem com o seu público, também fortalece o branding, atrai novos consumidores e aumenta a autoridade perante o mercado. Depois de saber tudo isso, não fica difícil entender por que um baixo engajamento pode ser um pesadelo.

Quem busca crescer em meio a competitividade dos setores, precisa criar uma conexão verdadeira com o próprio público. E isso não é uma tarefa simples, pois um engajamento significativo resulta da combinação de uma série de fatores. Então, vamos entender o que pode atrapalhar e ajudar os resultados da sua gestão de mídias?

5 motivos para um baixo engajamento

1. Público-alvo mal definido

Tão importante quanto o conteúdo é quem o recebe. Portanto, se você não sabe exatamente quem é o seu público-alvo, suas postagens podem conflitar com os interesses deles. 

2. Falta de conteúdo relevante

Uma das principais razões para o baixo engajamento é a falta de conteúdo relevante. Afinal, seus seguidores querem ver postagens que agreguem valor, que sejam informativas, divertidas ou inspiradoras. 

3. Ignorar as tendências

Manter-se atualizado com as tendências das redes sociais pode ser um diferencial para aumentar o engajamento. Sendo assim, acompanhe as tendências e adapte o seu conteúdo e a sua linguagem para se manter relevante e interessante diante do público.

4. Excesso de conteúdo promocional 

Embora seja importante promover produtos e serviços, o excesso de postagens promocionais pode afastar seu público. Equilibrar o feed com conteúdo informativo e de entretenimento ajuda a manter o interesse.

5. Ausência de interação

Redes sociais são plataformas de interação. Não responder comentários e mensagens, ou não participar das conversas, pode fazer com que seus seguidores se sintam ignorados. Ou seja, interagir regularmente com o público fortalece a relação.  

O que fazer para melhorar o baixo engajamento? 

via GIPHY

Poste regularmente

A consistência é a chave do sucesso nas redes sociais. Se você posta de forma esporádica, o público pode perder o interesse. Então, crie um calendário editorial e mantenha um ritmo constante de postagens para manter o seu público engajado.

Use hashtags com sabedoria 

As hashtags são uma ferramenta poderosa para aumentar a visibilidade das suas postagens, mas o uso excessivo ou irrelevante delas pode ser prejudicial. Portanto, conheça as hashtags que são populares e relevantes para o seu nicho.

Invista em marketing digital   

O que chama a atenção dos olhos é o que se destaca nas plataformas digitais. Imagens e conteúdos de baixa qualidade ou pouco atraentes podem fazer com que suas postagens passem despercebidas. Em outras palavras: investir em marketing digital pode ser o que te falta para gerar atração. 

Chame para ação 

Um bom conteúdo deve sempre ter um propósito claro. Por isso, incluir call to actions que sejam adequadas para a mensagem faz com que o público se sinta convidado a interagir, seja curtindo, comentando, compartilhando ou visitando o seu site.

Acompanhe os indicadores

A análise de dados é crucial para entender o que está funcionando e o que não está. Sendo assim, monitore o desempenho de suas postagens, esse é o primeiro passo para identificar oportunidades de melhorias e ter um bom resultado. 

Conte com uma agência de comunicação 

Entender as razões por trás do baixo engajamento nas redes sociais é o primeiro passo para melhorar a sua estratégia. Assim, tomamos as ações corretas, podemos reverter cenários negativos e transformar suas redes sociais em um poderoso canal de conexão.

Por fim, se esse é o seu objetivo, você pode contar com a New Mind. Somos uma agência de comunicação com mais de 20 anos de experiência, que conta com profissionais qualificados. Ajudamos empresas renomadas a elevar os resultados e consolidar um bom posicionamento de marca nas redes sociais. 

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