
Campanhas para indústrias são mais do que só datas comemorativas no calendário: são estratégias de cultura, engajamento e valorização. Afinal, quando uma indústria se comunica com propósito, ela fortalece vínculos, previne riscos, promove inclusão e melhora os resultados do negócio.
A New Mind é especialista em transformar ideias simples em campanhas de endomarketing completas — ou seja, desenvolvemos desde o conceito, o cronograma, as estratégias, a gestão de ações à ativações personalizadas —, pensadas para as necessidades de grandes operações industriais. Mas se você ainda não sabe por onde começar, aqui vai um bom ponto de partida.
Reunimos 15 campanhas de comunicação interna essenciais, com sugestões de temas, melhores momentos para lançar e objetivos para que a sua equipe possa organizar um calendário coerente e eficaz. Assim você pode aproveitá-las em diferentes épocas do ano e adaptá-las conforme a realidade da sua empresa, e claro, contar com o nosso apoio para colocar tudo isso em prática.
Por que sua indústria precisa de um calendário de campanhas?
Apesar de ter as campanhas como parte da rotina, criar um cronograma de campanhas para indústrias pode oferecer benefícios que vão além do simples ato de planejar com calma. Quando bem estruturado, ele te permite:
- Reforçar os valores e o propósito da empresa ao longo do ano.
- Promover saúde, segurança, diversidade e sustentabilidade com uma linguagem próxima e ações efetivas, ou seja, fortalece objetivos da marca, como o ESG.
- Criar momentos de escuta, reconhecimento e troca com todos os públicos internos.
- Trabalhar temas relevantes de forma planejada, evitando, assim, ações pontuais que não deixam o legado da cultura corporativa em evidência.
- Aumentar o engajamento dos colaboradores e fortalecer a cultura.

Campanhas essenciais para indústrias
1. Campanha de valorização das mulheres
Março – Dia Internacional da Mulher (08/03)
Mais do que homenagens, esse é o momento de dar visibilidade ao protagonismo feminino dentro da indústria. Logo, ações educativas, rodas de conversa, vídeos com colaboradoras e dados sobre equidade ajudam a tornar essa campanha relevante e transformadora.
2. Campanha de segurança do trabalho
Movimento Abril Verde (ao longo do mês de abril)
Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho (28/04)
SIPAT — Semana Interna de Prevenção ao Acidente de Trabalho (em qualquer período do ano)
Segurança é prioridade em qualquer operação industrial. Por isso, promover ações educativas, simulações, reforço de protocolos e valorização de boas práticas, são essenciais. Embora ajude a cumprir com a obrigatoriedade da NR-5, essa campanha vai além, ajudando a prevenir acidentes e criando uma cultura de cuidado contínuo.
3. Campanha de valorização das mães
Maio – Dia das Mães (2º domingo do mês)
Além das homenagens tradicionais, que tal reconhecer a realidade de quem concilia a maternidade com uma jornada industrial? Coletar depoimentos, promover agradecimentos e reconhecimentos simbólicos são boas ações para comemorar a data, mas essa é uma ótima época para lançar informativos conscientizadores e políticas de apoio para as mães que trabalham na indústria.
4. Campanha de valorização dos pais
Agosto – Dia dos Pais (2º domingo do mês)
Mais que uma comemoração simbólica e uma homenagem aos pais, essa campanha é uma chance de estimular o debate sobre paternidade ativa e corresponsabilidade, valorizando o papel de pais mais presentes e conscientes.

5. Campanha de saúde mental e prevenção ao suicídio
Janeiro Branco
Setembro Amarelo
Empresas que falam abertamente sobre saúde mental criam ambientes mais seguros e humanos, o que é cada vez mais importante e valorizado. Por isso, rodas de conversa, incentivo à escuta, visibilidade para canais de apoio e conteúdo educativo são boas frentes para essa ação. Além disso, também são uma boa ferramenta para se adequar à nova atualização da NR-1, que trata da gestão de riscos psicossociais no ambiente de trabalho.
6. Campanha Outubro Rosa
Outubro Rosa – mês de prevenção do câncer de mama
Dia Mundial de Combate ao Câncer de Mama (19/10)
Uma das campanhas mais consolidadas do calendário de conscientização é o Outubro Rosa, a campanha de conscientização e prevenção ao câncer de mama. Portanto, a distribuição de informação, apoio emocional e incentivo ao autocuidado são pilares importantes a serem trabalhados.
7. Campanha Novembro Azul
Novembro Azul – mês de prevenção do câncer de próstata e saúde do homem
Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata (17/11)
A saúde masculina ainda é cercada de tabus, por isso, a campanha Novembro Azul mantém-se tão importante. Essa campanha precisa ser clara, acolhedora e informativa, estimulando o cuidado preventivo sem julgamentos.
8. Campanha de fim de ano e reconhecimento
Dezembro ou janeiro
Embora seja uma época agitada, o fim do ano é o momento ideal para celebrar conquistas, valorizar pessoas e renovar os vínculos. Campanhas de fim de ano podem envolver vídeos com a liderança, retrospectivas, homenagens internas e até ações de integração entre setores. Além disso, podem ser divididas em duas etapas: celebração e reconhecimento, e podem ser feitas respectivamente em dezembro e janeiro.
9. Campanha de cultura e propósito
Mês do aniversário da empresa ou janeiro (início de ciclos)
Reforçar os valores da empresa, resgatar sua história e celebrar sua evolução é essencial para fortalecer o sentimento de pertencimento. É por isso que as campanhas de cultura e propósito são um excelente momento para integrar novos colaboradores e engajar líderes. Elas podem ser feita com conteúdos, ações e desafios e podem servir para a renovação da marca.
10. Campanha de diversidade e inclusão
Junho (Mês do Orgulho LGBTQIA+)
Dia Mundial de Conscientização do Autismo no dia (02/04)
Dia Mundial da Síndrome de Down (21/03)
Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência (21/09)
Dia Nacional da Consciência Negra (20/11)
Dia Internacional das Pessoas com Deficiência (03/12)
Dia Nacional da Pessoa com Deficiência Visual (13/12)
(Entre outras datas ao longo do ano)
Essa campanha pode abordar diversidade de forma ampla: gênero, raça, orientação sexual, gerações e inclusão de PCDs. Ou seja, o foco deve estar na empatia, na escuta ativa e na construção de um ambiente mais justo e plural.
11. Campanha de sustentabilidade e ESG
Junho (Dia Mundial do Meio Ambiente – 05/06)
Outubro (Dia das Ações Climáticas – 24/10)
(Entre outras datas ao longo do ano)
Temas como economia e gestão de recursos e resíduos, impacto social e governança podem ser trabalhados de forma acessível e são bem-vistos. Assim sendo, esta é uma ótima oportunidade para mostrar o que a empresa já faz e engajar os colaboradores nessas ações, reforçando o compromisso com o ESG dentro e fora da empresa.

12. Campanha de ética e compliance
Dia Nacional da Ética (02/05)
Dia Internacional da Ética (23/02)
Dia Internacional Contra a Corrupção (09/12)
Mais do que regras, essa campanha precisa mostrar a importância da integridade no dia a dia. Por isso, este é um bom momento para desenvolver e lançar políticas internas de ética e compliance, implementar canais de denúncia ou reforçar canais de denúncia, materiais sobre postura profissional e apoio à cultura de transparência.
13. Campanha de desenvolvimento profissional
Fevereiro ou agosto (início de semestres)
Desenvolver campanhas com trilhas de capacitação, mentorias, workshops ou até reconhecer profissionais que cresceram dentro da empresa são formas de mostrar que há oportunidades de crescimento e que iniciativas do tipo são valorizadas.
14. Campanha de comunicação de resultados
Trimestral, semestral ou após grandes entregas
Quando a empresa compartilha metas e resultados de forma clara e transparente, os colaboradores se sentem parte do todo. Logo, campanhas para comunicar ou incentivar resultados, como campanhas de vendas ou de transparência, são ótimos motivadores para a equipe e podem ser feitas de maneira simplificada, com gráficos, vídeos da liderança e comunicados acessíveis.
15. Campanha de inovação e ideias internas
Em qualquer época do ano ou antecipando momentos importantes para o engajamento coletivo
Dê espaço para ouvir quem está na operação. Crie a “Semana da Inovação” e promova canais para sugestões, ou então proponha desafios internos e premie ideias que ajudam a melhorar processos, clima e performance.
Transforme campanhas em ação!

Aqui na New Mind, atuamos lado a lado com equipes de RH, Marketing, Comunicação Interna e liderança para desenvolver campanhas que não apenas conectam pessoas, mas também geram valor e fortalecem a cultura nas grandes indústrias.
Desenvolvemos uma estratégia que faz sentido para as suas necessidades:
✅ Conceito criativo
✅ Planejamento anual ou pontual
✅ Criação de materiais e ações
✅ Ativações on-line e off-line para públicos diversos
Vamos tirar o seu calendário de campanhas do papel? Clique aqui para falar conosco e descubra como campanhas para indústria podem transformar a comunicação da sua empresa em uma ferramenta estratégica de verdade.