Tendências para 2025: como crescer com marketing digital


Impulsionada por novas tecnologias e mudanças no comportamento do consumidor, as tendências para 2025 trazem algumas novidades e boas práticas para um marketing de sucesso. Quem não quer ficar para trás, precisa manter-se atento para alcançar os melhores resultados. Está pronto para isso? Ainda não!? Vem com a gente descobrir o que vai dominar o cenário digital neste ano.

1. Inteligência artificial e automação

A inteligência artificial (IA) segue revolucionando o marketing, tornando a personalização em escala mais eficiente e acessível. Ferramentas de IA são capazes de analisar grandes volumes de dados em tempo real, permitindo campanhas automatizadas e experiências altamente diferenciadas para cada usuário.

Como aplicar essa tendência:

– Utilize chatbots e assistentes virtuais para melhorar o atendimento ao cliente.
– Aposte em e-mails e anúncios segmentados com base no comportamento do usuário.
– Invista em plataformas que usam IA para otimizar campanhas de mídia paga.

2. Conteúdo em vídeo: o rei do engajamento

Os vídeos continuam sendo um dos formatos preferidos pelo público, especialmente os de curta duração. Plataformas como o TikTok, o Instagram Reels e o YouTube Shorts são essenciais para atrair e engajar a audiência, usá-las tornou-se fundamental para quem busca maior visibilidade e resultados.  

Como aplicar essa tendência:

– Crie vídeos curtos e dinâmicos para as redes sociais.
– Para conteúdos maiores, crie “pílulas de conteúdo” em vídeos curtos, publicando-os em etapas.
– Aposte em transmissões ao vivo para fortalecer o relacionamento com o público.
– Legende os vídeos com o apoio de plataformas automáticas, como o CapCut.

3. Marketing de influência e a força dos microinfluenciadores

A parceria com influenciadores digitais é uma das principais tendências para 2025, pois é uma das estratégias do marketing digital mais eficazes, mas agora o foco está nos microinfluenciadores. Eles possuem um público menor, mas altamente engajado, proporcionando mais autenticidade para marcas que procuram uma conexão fiel com o público.

Como aplicar essa tendência:

– Busque influenciadores alinhados com os valores da sua marca.
– Priorize parcerias de longo prazo para criar conexões genuínas.
– Meça o impacto das campanhas com métricas como engajamento e conversões.

4. Privacidade e proteção de dados

Com leis mais rigorosas sobre a proteção de dados, como a LGPD, é preciso ser ainda mais transparente sobre o uso de informações pessoais. Isso significa que estratégias baseadas em cookies estão perdendo espaço, dando lugar a novas formas de segmentação.

Como aplicar essa tendência:

– Invista em estratégias de marketing baseadas em first-party data.
– Seja transparente sobre a coleta e o uso de dados dos clientes.
– Ofereça personalização sem comprometer a privacidade do usuário.

5. Sustentabilidade e responsabilidade social como propósito

O consumidor moderno valoriza marcas que demonstram compromisso com questões sociais e ambientais, não é à toa que o ESG tem tido cada vez mais destaque e investimento por parte das empresas. Incorporar a sustentabilidade e a responsabilidade social em suas estratégias de marketing fortalece a imagem e a conexão com o público.

Como aplicar essa tendência:

– Adote práticas sustentáveis e comunique-as de forma autêntica.
– Apoie causas relevantes e alinhadas ao seu nicho de mercado.
– Evite o greenwashing – seja transparente sobre suas ações.

6. Busca por voz e pesquisa visual: o novo SEO

Com o crescimento dos assistentes de voz e das buscas visuais, as estratégias de SEO também estão mudando. Os consumidores querem respostas rápidas e relevantes, e fazer isso sem precisar digitar longas pesquisas é melhor ainda.

Como aplicar essa tendência:

– Otimize seu site para buscas por voz, usando linguagem natural.
– Utilize imagens otimizadas para pesquisas visuais.
– Crie conteúdos que respondam diretamente às dúvidas do público.

7. Encante o outro lado, ou melhor, o usuário!

Oferecer uma experiência do usuário integrada entre os canais on-line e off-line é essencial para garantir a satisfação do cliente. A multicanalidade permite que o consumidor transite entre diferentes plataformas sem perder a continuidade da jornada de compra.

Como aplicar essa tendência:

– Unifique dados de diferentes canais para oferecer uma experiência coesa.
– Otimize o tempo de resposta e o atendimento ao cliente.
– Use ferramentas que integrem os canais de comunicação e de vendas.

Prepare-se com a parceria certa 

Como você viu, as tendências para 2025 apontam para um marketing digital cada vez mais personalizado, tecnológico e centrado no consumidor. A inteligência artificial, a proteção de dados e a multicanalidade são algumas das direções que vão moldar as estratégias das marcas. 

Mas para se destacar, não basta apenas seguir as tendências. Além de acompanhar as mudanças é preciso se adaptar a elas com estratégia. E, para isso, você pode contar com a expertise de uma agência de comunicação como a New Mind. Com mais de 20 anos de atuação, conhecemos os caminhos e as oportunidades para te levar ao sucesso. Vamos juntos?

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