8 métricas do marketing para você conhecer

Quando falamos de marketing digital, o sucesso de uma campanha não se resume apenas à criatividade ou ao alcance. Por isso, para entender o impacto real das suas ações, acompanhar as métricas é essencial. Mas, afinal, o que são elas? 

Como as métricas são indicadores numéricos que mostram o desempenho das suas campanhas, elas aparecem em diversas plataformas, como sites, redes sociais, e-mail marketing e anúncios pagos. Ou seja, elas funcionam como uma bússola, orientando suas decisões e mostrando o que está funcionando — ou o que precisa ser ajustado.

Se você está gerenciando campanhas no Google Ads, postando no Instagram ou enviando newsletters, as métricas estão sempre presentes. Portanto, acompanhar esses números é o que vai te ajudar a avaliar sua performance e otimizar suas estratégias. 

8 métricas para entender e analisar 

1. Alcance

O alcance mede o número de pessoas que visualizaram suas postagens. Logo, é importante porque dá uma ideia do quão exposto seu conteúdo está sendo. Existem dois tipos principais de alcance:

Orgânico: visualizações que ocorreram de forma natural, sem patrocínio.

Pago: quando você investe em anúncios e paga para atingir mais pessoas.

Além de entender o alcance, também é preciso monitorá-lo para identificar quantos usuários estão sendo impactados pelos seus conteúdos. 

2. Impressões

Já as impressões, indicam quantas vezes o seu conteúdo foi exibido. A diferença entre impressões e alcance é que, enquanto o alcance conta o número de usuários únicos que viram a postagem, as impressões contam o número total de visualizações. Sendo assim, mesmo que a mesma pessoa tenha visto várias vezes contará nas impressões.

3. Engajamento

O engajamento representa o envolvimento das pessoas com as suas publicações e a sua marca. Curtidas, comentários, compartilhamentos e salvamentos são exemplos de interações que compõem essa métrica. Ou seja, quanto mais engajamento, mais relevante seu conteúdo parece para o público.

Mas engajamento é mais do que números! 

O engajamento é um termômetro da qualidade do conteúdo. Afinal, um bom engajamento simboliza a conexão significativa com quem te acompanha ou é atingido pelo seu conteúdo, a partir da captação da atenção e do interesse das pessoas. Mas lembre-se: qualidade é melhor que quantidade.

4. Taxa de cliques (CTR) e taxa de engajamento 

A taxa de cliques, ou CTR (Click Through Rate), indica quantas pessoas clicaram em um link dentro do seu anúncio comparado ao número de visualizações. Embora essa seja uma métrica valiosa para entender as ações que as pessoas tomam a partir do seu conteúdo, como acessar um site, ela é direcionada para anúncios. Para calcular, dividimos o número de cliques pelo número de impressões.

A taxa de engajamento, por sua vez, utilizamos para avaliar resultados dos posts orgânicos, comparando os cliques em um link com o número de visualizações. Sendo assim, a calculamos a partir da divisão entre o engajamento e o alcance orgânico. E pode ser extremamente útil para apontar a efetividade do conteúdo no direcionamento do público para o link. 

5. Taxa de crescimento de seguidores

A taxa de crescimento de seguidores é uma métrica que mede o aumento (ou a diminuição) de seguidores ao longo do tempo. Portanto, para entendê-lá é preciso considerar o contexto dos meses passados. Assim é possível avaliar se o crescimento é ou não saudável.

Para o cálculo, dividimos o número de seguidores ganhos pelo número de seguidores perdidos, e o resultado deve ser maior ou igual a 3 para ser positivo. Como resultado, é possível analisar os resultados da taxa e identificar padrões de sucesso, como um pico de novos seguidores após uma campanha bem-sucedida.

6. Retenção de vídeo

Nas plataformas de vídeo, a retenção mostra o tempo médio que as pessoas assistem ao seu vídeo. Isto é, essa métrica é crucial para entender se o seu conteúdo é interessante do início ao fim.

7. Taxa de abertura e cliques em e-mail marketing

Essas métricas indicam quantas pessoas abriram seu e-mail e quantas clicaram em algum link dentro dele. Por isso, quando estão baixas, por exemplo, elas indicam que a sua abordagem de e-mail marketing possivelmente precise de ajustes, seja no conteúdo, no assunto do e-mail ou no público-alvo.

8. Tráfego do site

O tráfego indica quantas pessoas estão visitando seu site. Assim, você acompanha o número total de visitantes e por onde eles vieram, seja por tráfego orgânico, anúncios ou direto. E seus resultados simbolizam oportunidades de conversão. Logo, se o tráfego está crescendo, é sinal de que a sua estratégia de atração está funcionando.

Conhecer as métricas é suficiente?


As métricas são o termômetro da sua estratégia digital. Sendo assim, saber o que as principais significam e como monitorá-las vai te ajudar a ajustar estratégias, otimizar investimentos, extrair insights para o futuro e, principalmente, atingir seus objetivos de negócio.

Agora que você já conhece as principais métricas, que tal começar a aplicá-las no seu dia a dia? Conte com a New Mind Comunicação.

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